domingo, 1 de julho de 2012

Suicídios aumentam em Portugal





De acordo com os números do Instituto Nacional de Estatísticas (INE), em 2010 as mortes por suicídio em Portugal ultrapassaram pela primeira vez, os óbitos provocados por acidentes rodoviários.

Notícia avançada pelo Diário de Notícias (DN), revela que em 2010 ocorreram em Portugal 1101 óbitos «por lesões auto-provocadas voluntariamente», mais 86 do que as mortes registadas em acidentes nas estradas durante o mesmo período.

Perante estes números o governo decidiu antecipar a criação de uma comissão que vai desenvolver o programa de prevenção dos suicídios.

A medida segue-se também a um alerta da Comissão Europeia e da Organização Mundial de Saúde para o aumento das depressões em situações de crise.

Também o o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Leal da Costa, admitiu em declarações aos jornalistas, que, «em todas as circunstâncias de maior crise económica ou financeira, com o aumento do desemprego, aumento de situações de maior dificuldade social, individual e familiar, é possível e imaginável que isso aconteça».

Sem comentários:

Enviar um comentário